Castelo Rá-Tim-Bum, a exposição

castelo-ratimbum-cover

 

A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum presente no MIS (Museu de Imagem e do Som) em São Paulo é tão grandiosa quanto se ouviu falar nos meios comunicativos como televisão, jornais e internet. Para qualquer pessoa que teve sua infância entre a década de 90 e começo dos anos 2000 foi sem duvidas, um sonho realizado sentir a emoção e sensação de estar no castelo mais famoso do Brasil.

Dia nublado, lá fui eu pegar ônibus, trem, metrô, subo na av. Paulista e vou para a rua Augusta, ali já me perco do rumo correto e tenho que pedir informação na padaria, após as instruções corretas chego no ponto e pego o último ônibus de novo até chegar no MIS, localizado ali no tradicional Jardim Europa. O trajeto foi demorado mas nada que tirasse o brilho de conhecer as curiosidades e objetos dessa série infantil que particularmente era um dos meus programas favoritos da televisão (Só perdia para o Chaves).

Desço no ponto na frente do museu já vejo uma fila um pouco grande, já pra não ficar tão atrás retiro o meu ingresso e fico na fila mexendo no celular e ouvindo um casal de cariocas conversar sobre a crise de chuva preocupante em São Paulo, alguns minutos depois a fila foi andando e já estávamos quase entrando no castelo.

IMG_20141025_154808

Maquete do Castelo Rá-Tim-Bum

 

 

Antes de chegar na “portaria do castelo” encontrei a bela maquete do castelo (imagem acima), que foi utilizada para fazer as cenas de abertura e de encerramento do programa. O que impressiona é os detalhes de cada parte do castelo, como pintura e desenhos e também a parte externa do castelo que era uma coisa que eu sempre quis ver, a iluminação por dentro muito bem feita,as arvores e o jardim também. Apesar da maquete ser muito rica em detalhes seus materiais primos eram coisas simples, que você pode achar numa papelaria ou no porão dos seus avós, coisas reaproveitadas, juntamente com artesanato e muito talento dos criadores da maquete.

Eis que chega a hora, as portas do castelo se abrem e entramos na exposição. Ao subir os degraus ao som da abertura do castelo temos algumas fotos de bastidores, juntamente com as cópias originais de alguns roteiros de episódios, animações e outros quadros que haviam no castelo. Antes de entrar no primeiro ambiente nos deparamos com um holograma do Nino, agora com 320 anos, que foi feito especialmente para essa exposição nos recepcionando e dando boas vindas ao incrível castelo do Dr. Victor.

2014-10-25 16.04.12

Biblioteca do castelo

 

 

O primeiro ambiente familiar que nos deparamos é a biblioteca, não tem como não ficar impressionado com a quantidade de livros, e são livros mesmo, de dicionários a contos de fada e até livros de informatica que eu poderia usar na minha faculdade, assim como os quadros, objetos como a escrivaninha e a poltrona do gato pintado estão da mesma forma que aparece na série, além disso um boneco eletrônico do gato pintado que mexia e falava estava lá para ser fotografado e apreciado pelos visitantes.

2014-10-25 16.02.10

Réplica do personagem Gato Pintado.

 

 

Seguindo em frente temos cenários não tão populares como o laboratório de Tíbio e Perônio e a oficina do castelo onde é possível ver desenhos de fantasias, além dos uniformes originais utilizados pelos atores, inclusive o grande paletó e chapéu do Dr. Victor.

castelo-ratimbum-expo-coffedelcorvo01

Roupas originais utilizadas nas gravações dos personagens Dr. Victor (Sérgio Mamberti) e os gêmeos cientistas Tíbio e Perônio ( Flávio de Souza e Henrique Stroeter).

 

 

 

E por aí vai, vamos passando por todos os cenários conhecidos do Castelo, do centro do castelo, ao quarto do nino, da sala de música até o lustre das fadinhas Lana e Lara. Cada espaço é mágico, como se aquilo mesmo fosse real, é ambientado com clima musical e temperatura adequada, dando bastante realismo a exposição. Sem dúvidas foi uma das melhores exposições que já vi, senão a melhor. Preciso voltar e ter o gostinho de ‘entrar no Castelo’ mais uma vez.

castelo-ratimbum-expo-coffedelcorvo02

 

Para quem ainda não foi a exposição dura até janeiro de 2015 ali no Museu da Imagem e do Som (MIS). Fica na Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP ou acesse o site para maiores informações: Site oficial da exposição

 

 

 

Anúncios