Games Retrô #15 – Counter Strike 1.6 (PC)

Banner Games Retrô #15

Games Retrô retomando no server, hoje eu falo sobre um dos jogos mais jogados de todos os tempos, o rei das Lan-Houses, um dos melhores jogos de tiro mais aclamados pelo mundo, falo exatamente de Counter Strike 1.6!

counter-strike-ss-03

Minha história com o CS 1.6 começou como a maioria de muitos outros que nem eu; numa Lan House, onde era o lugar que você ia pra jogar jogos onlines na época, não existia essa mordomia de hoje-em-dia de jogar no  seu quarto com Doritos e Coca-Cola na mão, foi lá que eu comecei a dar meus primeiros tiros e as primeiras facadas, da pequena Lan House do meu bairro com internet não tão rápida e computadores brancos eu comecei a jogar direto na Lan House do Shopping, onde os PC’s e internet eram mais “cabreiros” nas tardes de sábado onde 90% dos usuários jogavam cs e comemoravam cada round ganho como se fosse um gol da seleção, bons tempos.

Aquela época era muito boa, acostumado a escola e futebol, o CS era meu lazer entre lições de casa e treinos no São Paulo, toda vez que ia no Shopping tinha que botar uma horinha na minha conta na Lan House pra acessar o Orkut e o MSN por 10 minutos e gastar o resto na Dust2 “rushando fundo” sem medo de ser feliz.

Pra muitos ou poucos que não sabem, Counter Strike não era “oficialmente” um jogo, e sim um mod criado para o Unreal Tournament. A Valve quando viu tratou de compra-lo e tornou um mod do Half-Life, o sucesso foi eminente fazendo o mod ficar mais famoso que o próprio jogo, e olha que estamos falando de puta jogo que era o Half-Life.

 

 

Modos de Jogo

O Counter Strike tinha uma mecânica simples de se entender; 2 times duelando round a round, o modo de jogo mais famoso era os mapas de plantar bomba (detonação), começados sempre com o prefixo “de_“. Nesse modo assim como nos outros  tem o time dos TR’s (Terroristas) e dos CT’s (Contra-Terroristas), no modo de detonação o objetivo dos terroristas era plantar a Bomba C4 em um dos 2 pontos do mapa (A e B) e explodir o local com sucesso, já os CT’s  tinha que impedir a C4 de explodir desarmando (“defusando”) a bomba caso fosse plantada ou simplesmente matando todos os terroristas ou impedindo eles de plantarem até estourar o tempo. O time que ganhasse ganhava um ponto no placar, como uma espécie de gol em uma partida de futebol; round a round CT’s e TR’s travavam um conflito.

download695

Outro modo popular de jogo era o de resgate de refém, no caso o objetivo dos CT’s eram resgatar os reféns (bots) no cativeiro em um certo lugar do mapa, e os Terroristas tinham que impedir o resgate matando os CT’s ou esperando acabar o tempo de resgate para se ganhar o round, esses mapas eram reconhecidos pelo prefixo “cs_”  como por exemplo: cs_mansion, cs_italy, etc.

batsi cs 1.6 italy

Havia muitos modos não oficiais de mapas, mas um modo oficial que não fez muito sucesso apesar de ser legal eram os mapas de assassinato (começados pelo prefixo “as_“) onde no time dos CT’s um jogador era escolhido automaticamente no inicio do round e se tornava VIP e tinha que percorrer o mapa até uma certa área onde tinha um helicóptero para ele se safar ileso, seu time tinha que protege-lo a todo custo dos terroristas que tinham como objetivo eliminá-lo antes que ele conseguisse fugir, era um mapa bem legal de se jogar as vezes, e um dos mais cooperativos do jogo. O VIP tinha um colete mais forte do que os demais e apenas uma pistola para se defender, sendo assim ele necessitava de um bom suporte do seu time pra completar o objetivo. O melhor mapa desse modo era o “as_oilrig” (foto abaixo).

as_oilrig outside

Mapa “as_oilrig”

 

 

Armas

O jogo  possuía um grande numero de armas, além disso as armas eram muito boas, pois eram as mais famosas; entre elas tinham a AWP (Sniper) Colt e AK-47,  e a pistola Desert Eagle. Fora outros acessórios como HE (Granada) Flashbang, Smoke, coletes, facas, óculos de visão noturna e vários outros tipos de armas, sem dúvida um arsenal completo disponível na loja para você comprar em todo início de round.

cs16_800

Algumas das armas presentes na loja do jogo.

 

 

 

Mapas

O Counter Strike tinha uma variedade imensa de mapas para se jogar, entre oficiais e não oficiais a escolha para o “vote map”  era sempre severa, mas o meu e o preferido da galera se tava no meio sempre ganhava, é claro que estou falando da Dust2 que é sem dúvida o melhor mapa do game.

de_dust2_2x20000_big

De_Dust2

Outros mapas que gostavam eram De_Inferno, CS_Rio, CS_Office, De_Eastwood, 35HP (onde o mapa todo mundo apenas com faca e 35 de saúde) e também AWP_India onde era um mapa curto apenas com AWP no chão.

CS 1.6 Maps

Mapas em sequencia: DE_Inferno, CS_Rio, CS_Office, DE_Westwood, 35HP e AWP_India

Em suma podemos dizer que Counter Strike é um clássico dos jogos eletrônicos, um dos jogos mais jogados e um dos que mais joguei. Fez com certeza muitas Lan- Houses lucrarem bastante grana graças a ele e também revolucionou o conceito de se jogar online, já que foi um dos pioneiros para que o modo online dos jogos de hoje tivessem expansão e sucesso. É um jogo espetacular e difícil de se enjoar, tanto que o CS é jogado até hoje e existem campeonatos de CS 1.6 pelo mundo a fora. Se você nunca jogou Counter Strike 1.6 eu  afirmo em dizer que você está perdendo tempo, ele custa R$16,99 na Steam o pack que vem o Counter Strike: Condition Zero também incluso, eles rodam em qualquer PC da atualidade, então não tem desculpa para não jogar, agora vai lá matar a saudade e até o próximo Games Retrô!

Curta nossa pagina no Facebook (Facebook.com/CoffeeDelCorvo)  e nos siga no Twitter @CoffeeDelCorvo e mantenha-se informado quando saírem novos posts!

Anúncios