Copa das Confederações #1- Fase de Grupos

BANNERCOPA

Sob um cenário de manifestações acontecia a copa das confederações , o evento que tem como prioridade testar os estádios e a estrutura do pais para receber o maior evento de futebol do mundo. Com dois grupos formados pelos países: Brasil – México – Japão – Itália – Espanha – Taiti – Nigéria e Uruguai. Os jogos iniciaram-se no dia 15 de junho e finalizaram a fase de grupos no dia 23 de junho, dando inicio as semifinais dia 26 e 27 de junho e a final dia 23, encerrando o mês e mostrando qual seleção está mais preparada.

As seguintes cidades receberam os jogos: Brasilia – Rio de Janeiro – Fortaleza – Recife – Salvador e Belo Horizonte. Os estádios ficaram prontos bem em cima da hora e alguns ainda tinham materiais de construção em volta da arena, mas nada que impedisse os jogos de seguirem seu rumo. No inicio tiveram algumas reclamações na retirada dos ingressos, alguns entraram nos estádios quando o jogo já havia começado, mas foi melhorando esse aspecto e o fluxo de pessoas sempre muito bom, tanto na entrada e saída sem contar o fator dos lugares marcados. Mas chega de conversa e vamos falar de futebol. Focarei nos jogos da seleção brasileira em especial.

Fase de Grupos

A seleção canarinho caiu no Grupo A composto pelas seguintes seleções: Japão, México e Itália, enfrentando-as respectivamente.

O time titular do Brasil, praticamente foi o mesmo, contendo: Julio Cesar – Dani Alves – Thiago Silva – David Luis – Marcelo – Fred – Neymar – Oscar – Luiz Gustavo – Paulinho – Hulk. De reversas chegaram a jogar somente: Lucas – Hernanes – Dante – Bernard e Jo.

1) 15-06 Brasil x Japão

A Seleção do Japão foi a primeira a se classificar para a Copa do Mundo e com um uniforme “diferente”, abrimos a copa das confederações depois de uma apresentação digna de Champions League e Copa do Mundo. Antes desse jogo a seleção ainda não havia tido resultados significantes e era somente motivo de piada e serviço mal feito, tanto que até nós chegamos escrever aqui. Porém, dado o apito inicial não demorou mais de três minutos para que Fred ajeitando no peito para uma pancada de perna direita de Neymar, assim, abrindo o placar. O estádio foi a loucura, e o jogo continuou com pressão do Brasil, a cada escanteio os jogadores pediam para a torcida gritar mais alto e eram respondidos. E no final do primeiro tempo Dani Alves cruza baixo para dentro da área e Paulinho finaliza, 2×0 Brasil. O Japão teve alguns lances de perigo, mas nada que fizesse Julio Cesar suar, e o ídolo deles Honda foi muito bem marcado, assim, sem espaço para brilhar. No segundo tempo o Japão segurou bem e continuava sem muitas chances de gol, foi quando nos acréscimos numa arrancada de Oscar pela esquerda lança para Jô que marca o terceiro e ultimo gol da rodada.

Em suma, o Brasil voltou a ganhar um pouco do respeito e no melhor estilo uma goleada!

BRASILXJAPAO2

BRASILXJAPAO

2) 19/06 Brasil 2 x 0 México

O México chegou com um adversário difícil, afinal, tínhamos perdido um amistoso na época de Mano Menezes. Porém, a moral estava boa por causa do ultimo jogo. Apito inicial e o jogo começa como tinha que começar, pressão do Brasil e aos nove minutos toque de bola na campo mexicano, cruzamento pra dentro da área, desvio do zagueiro sobrando para a perna esquerda de Neymar, que encheu o pé e provou ser certeiro com ambas as pernas! 1×0 Brasil no calor de Fortaleza. Continuando com a pressão na marcação adiantada sem chances pro México mostrar seu futebol, e o goleiro trabalhando muito. Segundo tempo, os adoradores de sombreiro conseguiram estabilizar a situação, fornecendo perigo muitas vezes pro gol de Julio Cesar, mas a zaga mostrou-se muito eficiente. E nos acrescimos Neymar puxa a marcação pela esquerda, passo no meio de dois zagueiros faz o passe preciso para Jo balançar as redes. 2×0 Brasil e Chicharito totalmente apagado.

BRASILXMEXICO BRASILXMEXICO2

3) 22/06 Brasil x Itália [Salvador – Arena Fonte Nova]

E pra finalizar um Clássico de alta escala, agora sim o Brasil precisa mostrar que é favorito na Copa do Mundo de 2014. Apito inicial e o jogo começa truncado, jogado bastante pelo meio campo, chances pros dois lados e assim vai caminhando o tempo, e nos acréscimos do primeiro tempo, falta para o Brasil cobrar, Neymar lança na área Fred Cabeceia o goleiro espalma e sobra para Dante (que entrou no lugar de David Luis) abrir o placar, apesar de estar um pouco impedido. Segundo tempo volta repleto de vontade de ambos os lados, e pouco mais de seis minutos a Itália empata o jogo, o goleiro lança pro meio de campo, a bola é disputada sobra para Balotelli que dá um passe digno de quem sabe jogar futebol para Giaccherini sozinho, que leva e chuta cruzado pro fundo da rede. Os torcedores ficam angustiados mas não por muito tempo porque ao dez minutos, falta perigosa pro Brasil, Neymar cobra e faz o seu! Golaço de falta! Um gol em cada jogo! Com direito a dancinha, sua marca registrada. O jogo prossegue muito difícil para ambos os lados só que em um lançamento de Marcelo buscando Fred que consegue dominar e levar mesmo com a marcação pesada em cima, chuta cruzado e faz seu primeiro gol prolongando a vantagem para a seleção Canarinho. O torcedor sente-se aliviado, mas não por muito tempo. Escanteio para a seleção da Itália os zagueiros se atrapalham na area e a bola sobra para Chiellini que faz o segundo da Itália, voltando a preocupação no olhar do torcedor mesmo com a vantagem de um gol. A Itália começa a gostar do jogo e vir pra cima, e num tropeço a bola sobra para Bernard pela esquerda toca para Marcelo que chuta e no rebote Fred, fecha o placar e o Brasileiro grita! Fim de jogo 4×2 Brasil.

Em suma, o jogo teve uma arbitragem muito ruim e a seleção apresentou uma marcação muito pesada muitas vezes até desnecessária, dessa vez ganhamos, mas amanhã podemos ter alguns expulsos, é um ponto a ser observado.

BRASILXITALIA BRASILXITALIA2

Grupo A

Brasil 9 Pontos

Itália 6 Pontos

México 3 Pontos

Japão 0 Pontos

As duas seleção que passaram para as semifinais estão bem formadas, com jogadores talvez nem tanto experientes mas com muito treinamento e força de vontade, dará trabalho na Copa do mundo. Agora México e Japão precisam melhorar muito caso queiram fazer alguma diferença, eles caíram num grupo experiente vencedores de Copas do Mundo e isso não é desculpa e sim motivo para muito mais esforço.

Grupo B

Espanha 9 Pontos

Uruguai 6 Pontos

Nigéria 3 Pontos

Taiti 0 Pontos

A Espanha é favorita por causa da copa de 2010 na Africa do Sul, e provou que não está para brincadeira embora estivesse num grupo fraco, vitorias largas e sem parar de atacar. O Uruguai comparado a ultima copa veio muito fraco, mostrando muito pouco futebol para quem foi Semifinalista da Copa do Mundo em 2010, torço para mudanças é uma seleção que admiro. A Nigéria mostrou um futebol do qual sempre mostrou, fraco mas as vezes podem atrapalhar igual time pequeno em campeonato brasileiro. E o Taiti volta pra casa satisfeito, primeira vez, embora tenha tomado goleadas de oito e dez a zero. Mas fizeram um gol, e torço para que seja a primeira de muitas copas.

Agora vem as Semi finais, o Uruguai não ganha do brasil faz um tempo, e torço para que continue assim. Vocês poderão acompanhar a crítica dos jogos que estão por vir, aqui. Tivemos, jogadores internacionais falando mal, e outros falando bem das estruturas e das cidades brasileiras. Tivemos as manifestações pelo dinheiro publico gasto com a copa, e isso pode atrapalhar o evento. Mas em nenhum momento o trajeto pros estádios foi de caos, e sim, normal. Torcemos que continue assim e que as manifestações que estão por vir sejam pacificas. Pra finalizar acredito que o Brasil tenha potencial e que obtenha resultados na copa das confederações e depois na Copa do Mundo, afinal faz um tempo que não erguemos uma taça.

TORCIDA

Fotos: Fifa

Anúncios