Games Retrô #11 Califórnia Games (Mega Drive)

Banner Games Retrô 11

Vamos para a Califórnia? 

jogos verão

Um dos primeiros jogos de esportes que joguei foi o Califórnia Games ou Jogos de Verão na versão nacional. Era um dos jogos que continha no meu cartucho de 10 jogos no Mega Drive, e um dos que eu mais jogava nos tempos de  Mega Drive, as modalidades eram as seguintes:

BMX (Ciclismo)

Era a minha modalidade preferida, onde você era um ciclista e deveria pular os obstáculos na pista, como: descidas, subidas, rampas e buracos. Adquiri-se pontos por manobras feitas pela bicicleta. Ganha quem for o primeiro a terminar o percurso com mais pontos. Caso não termine o percurso, ganha quem fizer mais pontos. Era legal no final da pista onde você tinha que dar um “sprint” bem rápido e pular pro outro lado onde tinha uma moto, era muito difícil de pular aquele precipício, e eu achava que dava pra pegar aquela moto para continuar na pista… doce imaginação infantil.

BMX California Games MOTO

Skating (patinação sobre rodas)

Essa modalidade se passa com uma adolescente patinando num calçadão de uma praia californiana e que precisa se desviar de obstáculos como: lixos, cascas de banana, poças d’água, rachaduras e outros. O obstáculo mais chato e imprevisível é uma bola de praia que pode vir a qualquer momento e, pela dificuldade de perspectiva do jogo, não dá para saber de que lado ela vem e também uma “irmã gêmea  sua que vem em sua direção, fazendo você cair se bater nela. Ganha quem fizer mais pontos, sendo que o quanto mais se faz manobras e mais longe se vai, mais se faz pontos pois a pista é infinita até você cair 5 vezes. Era um dos meus favoritos também e alimentou muito minha vontade de conhecer as praias californianas.

Skating California Games

Footbag (Embaixadinhas)

Essa modalidade se baseia em um garoto que faz “embaixadinhas” com uma bola de golfe aparentemente. Quanto mais difícil for para fazer o truque com a bola, mais pontos se faz, e ganha quem fizer mais pontos. O que eu mais gostava de fazer era acertar os pombos que sobrevoavam o garoto dando uma espécie de carretilha, pra mim era a unica coisa legal de se fazer nessa modalidade que não vejo sentido de estar em jogos de verão, mas vale a pena jogar.

Footbag California Games

 

Half Pipe (skateboarding)

Foi meu primeiro contato com jogos de Skate. Por ter uma tecnologia bem inferior a que temos hoje, o jogo é extremamente limitado. Por esse motivo se tem no jogo apenas a vertical em uma plataforma na forma de um “U” aparentemente, que é exatamente o half pipe. O jogador precisa fazer manobras para ganhar pontos e ganha quem fizer mais. Parecia fácil mais era difícil acertar uma manobra antes que o Skate parece no meio da pista, isso me tirava o brilho nessa modalidade que era a que eu menos jogava, ainda bem que inventaram o a série de jogos do Tony Hawk’s anos depois para eu brincar de ser skatista.

Half pipe California Games

 

Surf (Surfe) < Avá! é mesmo?

Nessa modalidade o jogador será um surfista na qual pegou uma grande onda e terá de fugir da onda e fazer manobras para ganhar pontos durante o tempo de. Ganha quem fazer uma boa performance para tirar uma boa nota. É divertido porém é difícil no inicio de pegar a pratica de se manter na prancha e não deixar a onda te pegar, depois é tentar fazer  manobras e acertar uma bolas que vem no caminho, é bem legal.

Surf California Games

 

Califórnia Games foi um sucesso do Mega Drive mas poucos não sabem que ele foi lançado para outras plataformas como o  AMIGAApple IIGS e o ATARI 2600 antes de chegar no “Console do Sonic” onde foi lançado em 1991 pela já extinta Epyx, Inc.

Não sei se o Califórnia Games foram um dos melhores jogos do Sega Genesis (Mega Drive) mais marcou muito a minha infância e o tempo de assoprar fitas de video-game, se você gosta de jogos antigos recomendo baixar esse jogo e jogar num emulador direto do seu PC, pois vai passar o tempo rapidinho, e se você já conhece é sempre bom relembrar aqueles jogos que ajudaram a construir seu caráter.

 

Insert Coin in next week!

 

 

