GAMES RETRÔ #4 Super Mario World

Banner Games Retro #4

 

Você já jogou Super Mario World? 

 

Super Mario World, um dos jogos mais clássicos e divertidos de todos os tempos, que marcou a história dos vídeo games e divertiu milhares de crianças, jovens e adultos, ou também idosos, por que não, afinal vídeo-game não é coisa de criança hoje em dia.

Lembro bem de sempre jogar Super Mario nas casas dos meus primos que tinham Super Nintendo, pois como eu tinha o Mega Drive meu herói dos videos games era o ouriço azul nomeado de Sonic, então sempre que tinha oportunidade de jogar com o concorrente da Sega eu não perdia tempo e jogava.

Como era bom assoprar essa fita..

Cartucho do Super Mario World (Como era bom assoprar essa fita..)

 

História

A história do Super Mario World é bem fácil de entender, até uma criança entende. Mario e Luigi vão tirar férias com a Princesa Peach na Ilha dos Dinossauros, daí Bowser, o vilão do jogo rapta a princesa e se apodera de toda a ilha dos dinossauros e prende todos os habitantes da ilha em ovos mágicos e entregando aos seus 7 filhos, onde cada um reside num castelo. Cabe a Mario e Luigi salvar esses 7 mundos e depois ir resgatar a princesa no último castelo das  mãos do Bowser.

Mapa da Ilha dos Dinossauros

Mapa da Ilha dos Dinossauros

 

Modo de Jogo

Em Super Mario World você podia jogar com 1 ou 2 jogadores, porém um personagem de cada vez, e os dois, tanto Mario como o Luigi poderiam jogar qualquer fase o que era muito divertido para jogar com os amigos, outro fator era que se seu amigo perdesse todas as vidas e você tivesse algumas você poderia ceder a ele quantas vidas quisesse, assim os 2 continuariam jogando juntos e continuariam seu rumo no jogo.  Esses são pontos positivos que o Mario teve sobre o multiplayer do Sonic, seu principal concorrente de vendas e “desbancando” seu adversário nesse modo.

Outra novidade  era a opção de poder salvar o jogo, que naquela época não havia essa opção, então você poderia jogar, desligar o vídeo-game e continuar depois da onde você parou. Na época eu achava super legal e pratico essa opção, coisa que hoje é a coisa mais comum de todas, você pode salvar o jogo hoje até num pen drive.

Menu Principal

Menu Principal

 

Fases do Jogo

O jogo possuía no total de 96 fases, numero absurdo na época, era um jogo longo e divertido. Você não era obrigado a jogar todas essas fases para zerar o jogo, por isso algumas delas são fases secretas ou fases atalho, que eram pra você cortar um caminho ou eram fases bônus para você ganhar vida e facilitar as próximas fases que você ia enfrentar adiante.

Umas das que eu mais gostava era a Yoshi’s Island 2 e outra que era bem divertida era a Donut Plains 1 que era uma das fases que eu mais usava para coletar vidas quando a situação ficava critica la na frente, sem falar que eram fases muito divertidas e você conseguia pegar o Yoshi, fiel ajudante de Mario e Luigi era bom.

Agora as fases que mais odiava era os castelos mal-assombrados por serem difíceis de passar e achava muito tediosos,porém não perdia o brilho do jogo e das fases que haviam para se jogar.

Fases Super Mario World

Donuts Plains I e Yoshi’s Island 2

 

Curiosidades

Lançado dia 21 de novembro de  1990 e criado por Shigeru Miyamoto, o Super Mario World era o jogo que vinha quando você comprava um Super Nintendo e era o principal jogo do console e mascote oficial da Nintendo,é o terceiro maior na lista Bundled Games ( jogos que acompanhavam o vídeo-game) com mais de 26 milhões de cópias. Não foi o primeiro jogo do Mario para Super Nintendo mas foi o melhor feito, antes dele tivemos  uma lista grande de jogos que o baixinho encanador apareceu como protagonista nos games. Sua primeira aparição em jogo foi em 1981 no jogo “Donkey Kong” lançado para Arcade, onde na época era conhecido como Jumpman (Homem Pulo).

Mario Evolution

 

São muitas coisas para se falar de Super Mario World que não da para lembrar, sem duvida foi um dos jogos que construíram meu caráter e marcou o meu bom período da infância, não pode haver um habitante nesse planeta que nunca ouviu falar ou não jogou esse maravilhoso jogo, que mesmo de quase 23 anos depois de seu lançamento anos é jogado e relembrado pelos gamers de todo globo terrestre. Um jogo  divertido e que não enjoa, é uma espécie de Chaves dos vídeo-games, este é o Super Mario World.

 

Vida longa ao poderoso Super Mario World!

 

 

Anúncios